[1]ABORDAGENS HIPNÓTICAS PARA SAÚDE, HARMONIA E CONDUÇÃO DE COMUNICAÇÕES (PALESTRAS, VIVÊNCIAS, INDUÇÕES ETC.) E PARAPSICOLOGIA
[2]André Percia
“Hipnose é a arte e a ciência de usar padrões verbais e não-verbais de comunicação para ajudar um indivíduo a entrar em estados de Consciência Alterada”.
A reunião de alguns textos produzidos no Egito a 1550 a.C. está entre as evidências que os povos mais antigos já utilizavam práticas da hipnose. A hipnose é o conjunto de fenômenos específicos e naturais da mente, que podem produzir diferentes impactos.
O termo “hipnose” (grego hipnos = sono + latim osis = ação ou processo) deve o seu nome ao médico e pesquisador britânico James Brais (1795-1860), que o introduziu, pois acreditou tratar-se de uma espécie de sono induzido. (Hipnos era também o nome do deus grego do sono). Quando tal equívoco foi reconhecido, o termo já estava consagrado, e permaneceu no usos científico e popular.
Hipnose é como uma caixa de ferramentas as quais podem ser utilizadas de inúmeras formas dependendo do contexto, do ambiente, do método de trabalho e das necessidades do profissional.
Quando se fala em hipnose, muitos tendem a se lembrar da hipnose clássica e por muitas vezes distorcida, onde um hipnotizador faz alguém “adormecer”, mexe com partes “perigosas” da mente e controla um sujeito que permanece passivo. Nada poderia estar mais distante do que de fato é a hipnose e mais especificamente do curso aqui apresentado.
Hipnose é um processo de colaboração mútua entre um facilitador conhecedor de processos que facilitam a comunicação eficaz e o conhecimento de recursos mentais e pessoas que desejam construir uma vida de melhores resultados.Com suas estratégias, o facilitador busca contribuir para que seus clientes, sejam estes quais forem, tenham a chance de desenvolver uma melhor qualidade de vida. Trata-se de um processo acordado, voluntário e construtivo.
Este curso foi concebido especificamente para dar subsídios para que os participantes tenham a oportunidade de otimizar a comunicação interpessoal. O conhecimento e a prática das ferramentas hipnóticas são discutidos, sobretudo a utilização das mesmas para inúmeras áreas de trabalho: terapia, coaching, esportes, atendimentos na área da saúde, palestrantes, treinamentos, harmonia pessoal, familiar e social.
[1] Palestra apresentada no I CONAPAC – em Floriaópolis
[2] Psicólogo,Parapsicólogos, Coach e Treiner Internacional em PNL – e-mail: apercia@terra.com.br